Hoje o tema não vai ser muito agradável pra a maioria rs: estudo. Mesmo não sendo tãaao agradável, é fundamental na vida de qualquer pessoa que deseja um futuro bom.

Pra maioria dos estudantes é bem complicado estudar em casa (ainda mais se a família for grande), por causa do barulho, das "tentações" - se é que vocês me entendem (televisão, computador) e claro por causa da preguiça. Por esses e outros motivos muitos alunos deixam pra estudar apenas nas semana de provas e esse é um ponto importante: qualquer aluno precisa ter em mente a  importância do estudo diário e não só na véspera da prova.

Essa postagem vai ser especialmente pra pessoas que se interessam no estudo (desculpa preguiçosos).
Professores em geral falam isso. É bem clichê, eu sei! Na maioria das vezes a gente acha chato e exagerado mas é a mais pura verdade. A gente aprendeu da pior maneira como é bem melhor estudar antes das provas :s - Gêe  
O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser tiradas pelo professor. - Denise  
É mesmo meninas é FATO estudar em cima da hora sempre dar errado. Galerinha visitante do blog procurem estudar antes da prova, tipo conselho de quem passou aperto.  - Duda
Para combater este mal, bem comum no nosso dia a dia, é preciso ter a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” vale a pena ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar é fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.

Mas claro, estudar em casa exige muuito autocontrole. Então aqui estão algumas dicas que poderá ajudar:

1. Luz, silêncio e bora estudar...

O lugar de estudo precisa seguir padrões. Como o cérebro não foca duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Boa luminosidade diminui o sono. Mas o tiro pode sair pela culatra de noite. Luz excessiva diminui a produção de melatonina (o hormônio do descanso), e pode causar insônia.


2. No limite
Respeite seus limites. A concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. É melhor que você dê uma paradinha de 10 minutos a cada uma hora. Também é bom que você tome água, olhe a paisagem - enfim, qualquer coisa que te faça descansar. E tem mais: o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança sua potência máxima às 11h. Esse é o momento ideal para você pegar seus livrinhos e ir estudar o assunto mais importante do dia.

3. Sua própria política de metas...
Se a nossa atenção é "interesseira" e você só estuda pensando em tudo que pode conquistar com o estudo, ou o que vai acontecer no dia seguinte na escola - você acaba não focando no estudo em si. Por isso, escreva as metas: determine quantos capítulos você vai ler em determinadas horas, por exemplo. Isso vai te motivar e ainda vai facilitar seu planejamento.

4. Escreva... 
Fazer vários exercícios ajuda a testar o aprendizado. Uma outra alternativa é escrever, depois que terminar o seu estudo do dia, faça um texto por 5 minutos e coloque o que vier à cabeça sobre o tema estudado, sem se preocupar com a lógica e a pontuação. O resultado ainda pode servir como resumo nas vésperas de provas.

5. Sem exageros!
Agora o que não vale é exagerar. O stress esgota a atividade dos neurônios e ai você perde toda a sua concentração. Nada como se divertir de vez em quando. Cinema, shows, jantares, namoros, sair com os amigos ajudam a relaxar e são, sim, muito bem-vindos aos fins de semana.

A nossa dica de hoje foi essa. Esse assunto agente conhece bem, e já sofremos muito por não saber estudar! Em breve agente vai fazer um vídeo contando como é a nossa rotina no IFBA, o colégio mais complicado de todos os tempos rs! 

Gostou, quer dar uma dica? Pode dar sua opinião!


11 Comentários

  1. Ótimas dicas, agora só falta eu criar vergonha na cara e ir estudar haha

    gabriellaquerfalar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa dica sua, ctz vai ajudar muito!!!
    Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar siga que eu sigo tb!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica. Eu estou tentando estudar em casa para o vestibular esse ano e seu post vai me ajudar bastante. Obrigada hehe :)

    Passa lá no Just Babis :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por esse post ajudar vocês (: Boa sorte no vestibular!

      Excluir
  4. obg meninas , é verdade ficamos felizes mesmo ! Boa sorte no estudos de todas vcs :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...