Com certeza vocês já ouviram falar sobre “linguagem corporal”. A nossa postura pode transmitir emoções ou intenções. A postura corporal tem o poder de influenciar os julgamentos de outras pessoas e acabar decidindo quem vai receber um novo emprego ou quem vai conquistar aquela pessoa especial.

"A linguagem corporal é uma técnica que analisa de que forma nossa mente projeta na silhueta características de como encaramos o mundo a nossa volta", explica a especialista Cristina Cairo, do Instituto Linguagem do Corpo, em São Paulo.

As pessoas comunicam 90% de suas intenções por meio da postura, movimentos e tom da voz. A realidade é que o que a pessoa diz é importante, mas pode ser completamente diferente do que aquilo que ela realmente pensa, segundo a revista Marie Claire.
Na verdade, o corpo é a tela onde se projetam as emoções.
Muito da linguagem corporal é inconsciente - o movimento da sobrancelha, a inclinação da cabeça, a virada do braço, esses e outros movimentos podem e costumam dizer muito mais do que a palavra emitida verbalmente. Então, é sensato tentar entender melhor a linguagem corporal.

Como interpretar os sinais ao nosso redor a fim de descobrir qual é a verdadeira intenção da pessoa a nossa frente, descobrir se tal pessoa está falando a verdade ou não?
Aquilo que é dito condiz com que uma pessoa está realmente expressando através de sua linguagem corporal? Através de exemplos das diversas reações das pessoas diante de algo que está sendo dito ou diante de outras situações, pode ter mais facilidade para compreender quando alguém está preocupado, aborrecido, mentindo ou está insatisfeito com o que está sendo apresentado, impaciente ou outros sentimentos que podem ser expressos através da linguagem corporal, sem que nada precise ser dito verbalmente. Como decidir se seu discurso está sendo bem aceito pelos ouvintes ou se sua fala não está entediando alguém? Muitas vezes o que é dito ou escrito não corresponde ao que é mostrado pelas pessoas através de suas expressões, gestos e movimentos, que geralmente são as formas mais fiéis de interpretar o que realmente a pessoa a sua frente está sentindo.

O corpo revela nossos sentimentos mais imperceptíveis.Essas dicas vão ajudar muito!

Vamos para os passos: 
1. Preste atenção em quanto alguém está próximo de você .

Quanto mais perto, mais afim a pessoa está de você. Quanto mais longe a pessoa está, menos ela se importa com a situação ou com você. 

Se você se mover um pouco mais para perto e ela se mover um pouco mais para longe? Isso significa que ela não quer que sua interação seja mais pessoal do que já é. Se ela não se mover mais para longe, está sendo receptiva. E se ela responder se aproximando ainda mais, provavelmente gosta de você ou se sente muito confortável perto de você.

2. Preste atenção à posição da cabeça.
Cabeça baixa indica uma razão para esconder algo. Fique atento se alguém abaixar a cabeça. Se for ao receber um elogio, a pessoa pode ser tímida, envergonhada, pode estar mantendo distância da outra pessoa, estar em descrença ou absorta nos próprios pensamentos. Se for depois de uma explicação, a pessoa pode não ter certeza se o que ela disse foi correto ou pode estar refletindo.

Cabeças empinadas significam que elas estão confusas ou em desafio, dependendo do olho, sobrancelha, gestos e boca. 
  • Mas quando a cabeça inclinada com um sorriso, significa que a pessoa realmente gosta de você e está se divertindo muito com a conversa.

3. Olhe as pessoas nos olhos.
Pessoas que olham para os lados são muito nervosas, mentirosas ou distraídas. Mas, se uma pessoa desvia o olhar no momento que está conversando, isso pode muito bem dizer que a pessoa se sente confortável ao  seu lado ou tem respeito por você. 

Se alguém olha muito para o chão, provavelmente é tímido ou reservado. As pessoas também costumam olhar para baixo quando estão chateadas ou tentando esconder alguma coisa emocional. Normalmente , estão pensando e sentindo emoções ruins quando estão olhando fixamente para o chão.

Se o olhar parecer distante, geralmente indica que uma pessoa está em filosofando rs ou não está te ouvindo. 

4. Verifique seus braços. 

Quando as pessoas estão com braços cruzados mostra se fechando à influência social. Embora algumas pessoas simplesmente cruzem os braços como um hábito, isso pode indicar que a pessoa é (ligeiramente) reservada, desconfortável com sua aparência (ou seja, auto-consciente e tentando cobri-la), não está gostando da conversa ou está apenas tentando esconder algo em sua camisa. 

Se alguém repousa os braços atrás do pescoço ou na cabeça, a pessoa está aberta ao que está sendo discutido ou está apenas descontraída.

Se suas mãos estão em seus quadris, eles podem estar esperando, estar impacientes ou apenas cansados.

Se suas mãos estão fechadas ou cerradas, eles podem estar irritados, zangados ou nervosos.

OBS : Fiquem espertos com os gestos nervosos:
  • Se alguém escovar o cabelo para trás com os dedos, isso pode ser vaidade, um gesto comum, uma certa atração por você ou uma mostra de que seus pensamentos sobre algo estão em conflito com o que você pensa. Eles podem não expressar isso. Se vir sobrancelhas levantadas nessa hora, pode ter certeza de que eles não concordam com você.
  • Sobrancelhas baixas e olhos vesgos normalmente são uma tentativa de compreender o que está sendo dito ou acontecendo. Geralmente, é um olhar cético. Isso está presumindo que eles não estão tentando observar algo que está longe.
  • Se eles estão olhando para o além, provavelmente estão pensando profundamente sobre o passado ou em você.

5. Observe os pés.
Uma batida rápida, transferência de peso, risadas ou a movimentação dos pés na maioria das vezes significa que a pessoa está impaciente, animada, nervosa, assustada ou intimidada.
  • Note, porém, que algumas pessoas com déficit de atenção balançam as pernas constantemente. Isso não quer dizer nada. É algo totalmente inconsciente e, ao mesmo tempo, excêntrico; a pessoa não pode parar. Algumas pessoas também o fazem por força do hábito.
Se a pessoa está sentada e com os pés cruzados nos tornozelos, normalmente significa que ela está à vontade.

Se a pessoa propositalmente tocar seus pés com os dela, isso é sinal de paquera!

Algumas pessoas podem apontar os pés para a direção onde querem ir ou, às vezes, para o que for de seu interesse. Então, se ela estiver apontando na sua direção, pode estar sinceramente interessada em você.

DICAS:
É fácil reconhecer uma pessoa confiante: ela faz contato visual constante e tem uma postura forte. Ela também pode se sentar ou ficar muito empinada. Contatos visuais longos também podem ser encontrados em olhares de amantes ou familiares.

Se uma pessoa fala em um ritmo rápido e murmura muito ou não é clara sobre o que está dizendo, ela pode estar nervosa, mentindo, tentando ganhar tempo ou deixando de dizer a verdade.

Observe o rosto - ele geralmente emite uma contração muscular involuntária rápida e, às vezes, subconsciente quando acontece alguma coisa que irrita, excita ou diverte.

Observar no contexto é a chave para a compreensão da linguagem corporal.

Tenha em mente que cada pessoa tem sua própria linguagem corporal única, a qual chamamos de comportamento básico.
  • Quando observar os outros, saiba disfarçar.
Se uma pessoa olha para o céu ou para os lados, geralmente está pensando em você.

Algumas pessoas tocam seu rosto e/ou brincam com seus cabelos quando estão flertando.

Quando uma pessoa fecha os olhos mais do que o tempo que leva para piscar, isso normalmente significa que está estressada, assustada ou desesperada.

Quando uma pessoa lambe os lábios, é um sinal de que gosta de você.

AVISOS:

Não julgue uma pessoa apenas por sua linguagem corporal.

Não se isole constantemente para examinar a linguagem corporal ao interagir com as pessoas. Senão, não haverá nenhuma razão para tentar entender as atitudes delas.

Não perca muito tempo olhando e analisando a linguagem do corpo da outra pessoa. Tente olhar para seus rostos enquanto você estiver falando com elas.

Gente fala sério! Que maravilha de post, depois dele muitas pessoas vão ficar mais espertas.



5 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...